Pesquisa sobre o Ensino Universitário!
* 46 total de pesquisados
Faixa etária: 21 a 60 anos
Portanto, a pesquisa perpassa um período extenso que vai dos anos 60 aos 90.
* Desses, 45 pesquisados os avós NÃO cursaram Universidade.
* Apenas 1 Cursou universidade (depois de casado)
Eu sei que a análise é conhecida, pois muitos autores discorreram sobre o assunto! Mas este é meu parecer histórico sobre o significado para o fato de NÃO cursarem universidade!
Ter a chance de prosperar através da educação
Esse é o pensamento social no Brasil que perpassa em todas as gerações. Era o ideal no Brasil colônia, imperial e republicano. Ter acesso à educação podia fazer a diferença no sucesso ou não da pessoa. Ou seja, nossa sociedade sempre foi hierarquizada a partir do acesso à educação. Lembrando que o marco inicial da educação no Brasil, o período colonial a educação era bem diferenciada, isso à pedido das elites: conhecimento aprofundado para seus filhos e menos aprofundado para os indígenas. Isto já criou um distanciamento educacional que perdurou até meados de 30. Sabemos também que as mulheres estavam fora das escolas, sejam de elite ou não, sua educação era para a vida doméstica ou religiosa. De maneira geral os jesuítas neste período aplicavam o programa Ratio Studiorum, um sistema de aprendizagem baseado no ensino da gramática média, da gramática superior, das humanidades, da retórica, da filosofia e da teologia. Mas como era diferenciado entre elite e povo, a hierarquização social foi o marco desta sociedade. No século XVIII, as ideias iluministas desembarcam em nossas terras tupiniquins e o que assistimos foi uma reforma na educação, para torná-la mais prática e menos religiosa. Pombal era o grande arquiteto destas mudanças. Como resultado de suas mudanças no ensino, os índios perderam acesso à educação, mas de outro lado houve um passo para um ensino público no Brasil. O que na verdade não ocorreu. Com a chegada da corte portuguesa ao Brasil, houve algumas mudanças importantes, a principal delas de acordo com a historiadora Maria de Lourdes de Fávaro, esses locais tiveram duas características marcantes: o ensino profissionalizante e a preparação para o trabalho no serviço público. Criou-se também escolas superiores de Medicina e Economia na Bahia e Rio de Janeiro. Porém, os alunos eram oriundos das famílias abastadas. Não houve a tão falada universalização do ensino, inclusive fazer universidade em Portugal. Lembrando que as escolas eram mantidas pelo Estado português. Não havia iniciativas particulares. No período republicano que se esperava um maior acesso escolas às classes populares, não ocorreu. Uma das heranças do período imperial brasileiro na Constituição Republicana de 1891 foi a manutenção da dualidade do sistema escolar: boas e poucas escolas para as elites e escolas de qualidade duvidosa para os demais. Esse panorama vai mudar a partir de 1920, com A Escola Nova de Anisio Teixeira. A Escola Nova, no Brasil, ficou marcada pela tentativa de tornar a educação mais inclusiva e adotar um modelo mais moderno de ensino, voltado para uma educação prática da vida, tendo como base as ideias do filósofo americano John Dewey. De acordo com o IBGE, a taxa de analfalbetismo na década de 1920, para pessoas a partir dos 15 anos, era de 65%. Este quadro só vai mudar a partir dos anos 40 caindo para 40%. Apesar de um governo ditador, Vargas promoveu mudanças socializantes na educação tornando-a mais sistematizada. É incrível, mas a constituição de 1934 foi a primeira a constar em seu texto um capítulo inteiro sobre educação. Mas por ser um governo ditatorial a escola tinha um controle ideológico muito grande. Foi somente após o governo Vargas que a escola pode ser compreendida como direito de todos. Embora ainda era muito elitista, mas ainda era de poucos. As escolas secundárias tinham em 1940, 155 mil frequentadores, em 1950, este número subiu para 365 mil. Os alunos dos cursos profissionalizantes iniciados em Vargas, como Senai, também cresceram grandemente. Em 1961, temos a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Neste período cresce a frequência de mulheres no ensino público, caracterizou a conclusão do primário, fixado em oito anos, e passam a ser utilizados os termos 1º grau e 2º grau. O ensino era mais técnico em 1971, devido aos militares no poder, sendo que este caráter vai até 1982. Em 1996, houve uma mudança sensível na formação nesta LDB, que caracterizada de Ensino Fundamental e Ensino Médio e a Educação infantil passa a ter bastante importância, fazendo parte da educação básica. O analfabetismo é ainda um dos entraves da nossa educação. Em 2017, de acordo com o PNL, tínhamos 12 milhões de analfabetos no país. Na educação infantil, alcançamos 90% de matrículas, mas este número cai para 87,2. Isso torna o país excludente na educação. E ainda o ensino universitário está longe de atingir a universalização, temos um problema sério de valorização do professor e do ensino ainda hoje. Espero que vocês tenham compreendido o porquê de nossos avós não terem frequentado a universidade. Muitos mesmo conforme a pesquisa não frequentaram nem os primários ou completaram o secundário. Desigualdade educacional sempre acompanha a social. Isto é proposital numa sociedade elitista como a nossa!
Referências bibliográficas
História da Educação no Brasil. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1986.
FAVERO, Maria De Lourdes de A. Universidade E Poder - Analise Critica. Autores Associados. Jan/2000.
RODRIGUES, Neidson. Lições do Príncipe e outras lições. 12ª ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil. 17ª ed. Petrópolis: Vozes, 1978.
* 46 total de pesquisados
Faixa etária: 21 a 60 anos
Portanto, a pesquisa perpassa um período extenso que vai dos anos 60 aos 90.
* Desses, 45 pesquisados os avós NÃO cursaram Universidade.
* Apenas 1 Cursou universidade (depois de casado)
Eu sei que a análise é conhecida, pois muitos autores discorreram sobre o assunto! Mas este é meu parecer histórico sobre o significado para o fato de NÃO cursarem universidade!
Ter a chance de prosperar através da educação
Esse é o pensamento social no Brasil que perpassa em todas as gerações. Era o ideal no Brasil colônia, imperial e republicano. Ter acesso à educação podia fazer a diferença no sucesso ou não da pessoa. Ou seja, nossa sociedade sempre foi hierarquizada a partir do acesso à educação. Lembrando que o marco inicial da educação no Brasil, o período colonial a educação era bem diferenciada, isso à pedido das elites: conhecimento aprofundado para seus filhos e menos aprofundado para os indígenas. Isto já criou um distanciamento educacional que perdurou até meados de 30. Sabemos também que as mulheres estavam fora das escolas, sejam de elite ou não, sua educação era para a vida doméstica ou religiosa. De maneira geral os jesuítas neste período aplicavam o programa Ratio Studiorum, um sistema de aprendizagem baseado no ensino da gramática média, da gramática superior, das humanidades, da retórica, da filosofia e da teologia. Mas como era diferenciado entre elite e povo, a hierarquização social foi o marco desta sociedade. No século XVIII, as ideias iluministas desembarcam em nossas terras tupiniquins e o que assistimos foi uma reforma na educação, para torná-la mais prática e menos religiosa. Pombal era o grande arquiteto destas mudanças. Como resultado de suas mudanças no ensino, os índios perderam acesso à educação, mas de outro lado houve um passo para um ensino público no Brasil. O que na verdade não ocorreu. Com a chegada da corte portuguesa ao Brasil, houve algumas mudanças importantes, a principal delas de acordo com a historiadora Maria de Lourdes de Fávaro, esses locais tiveram duas características marcantes: o ensino profissionalizante e a preparação para o trabalho no serviço público. Criou-se também escolas superiores de Medicina e Economia na Bahia e Rio de Janeiro. Porém, os alunos eram oriundos das famílias abastadas. Não houve a tão falada universalização do ensino, inclusive fazer universidade em Portugal. Lembrando que as escolas eram mantidas pelo Estado português. Não havia iniciativas particulares. No período republicano que se esperava um maior acesso escolas às classes populares, não ocorreu. Uma das heranças do período imperial brasileiro na Constituição Republicana de 1891 foi a manutenção da dualidade do sistema escolar: boas e poucas escolas para as elites e escolas de qualidade duvidosa para os demais. Esse panorama vai mudar a partir de 1920, com A Escola Nova de Anisio Teixeira. A Escola Nova, no Brasil, ficou marcada pela tentativa de tornar a educação mais inclusiva e adotar um modelo mais moderno de ensino, voltado para uma educação prática da vida, tendo como base as ideias do filósofo americano John Dewey. De acordo com o IBGE, a taxa de analfalbetismo na década de 1920, para pessoas a partir dos 15 anos, era de 65%. Este quadro só vai mudar a partir dos anos 40 caindo para 40%. Apesar de um governo ditador, Vargas promoveu mudanças socializantes na educação tornando-a mais sistematizada. É incrível, mas a constituição de 1934 foi a primeira a constar em seu texto um capítulo inteiro sobre educação. Mas por ser um governo ditatorial a escola tinha um controle ideológico muito grande. Foi somente após o governo Vargas que a escola pode ser compreendida como direito de todos. Embora ainda era muito elitista, mas ainda era de poucos. As escolas secundárias tinham em 1940, 155 mil frequentadores, em 1950, este número subiu para 365 mil. Os alunos dos cursos profissionalizantes iniciados em Vargas, como Senai, também cresceram grandemente. Em 1961, temos a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Neste período cresce a frequência de mulheres no ensino público, caracterizou a conclusão do primário, fixado em oito anos, e passam a ser utilizados os termos 1º grau e 2º grau. O ensino era mais técnico em 1971, devido aos militares no poder, sendo que este caráter vai até 1982. Em 1996, houve uma mudança sensível na formação nesta LDB, que caracterizada de Ensino Fundamental e Ensino Médio e a Educação infantil passa a ter bastante importância, fazendo parte da educação básica. O analfabetismo é ainda um dos entraves da nossa educação. Em 2017, de acordo com o PNL, tínhamos 12 milhões de analfabetos no país. Na educação infantil, alcançamos 90% de matrículas, mas este número cai para 87,2. Isso torna o país excludente na educação. E ainda o ensino universitário está longe de atingir a universalização, temos um problema sério de valorização do professor e do ensino ainda hoje. Espero que vocês tenham compreendido o porquê de nossos avós não terem frequentado a universidade. Muitos mesmo conforme a pesquisa não frequentaram nem os primários ou completaram o secundário. Desigualdade educacional sempre acompanha a social. Isto é proposital numa sociedade elitista como a nossa!
Referências bibliográficas
História da Educação no Brasil. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1986.
FAVERO, Maria De Lourdes de A. Universidade E Poder - Analise Critica. Autores Associados. Jan/2000.
RODRIGUES, Neidson. Lições do Príncipe e outras lições. 12ª ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil. 17ª ed. Petrópolis: Vozes, 1978.
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