Centrinho de Bauru: nosso orgulho!

Compartilho com vocês este post, pois acredito ser de suma importância a todos que o lerem! É  sobre o Centrinho de Bauru, já que oferece um serviço específico no tratamento das fissuras labio-palatais, e é o melhor de toda a América Latina. Bauru, é uma cidade do interior do Estado de São Paulo, Brasil, e abriga o hospital, que tem o apelido carinhoso de Centrinho, diminutivo do nome "Centro de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio-Palatais", e funciona há 38 anos atrás. Foi transformado em Unidade Hospitalar Autônoma com o nome de Hospital de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio-Palatais - HPRLLP/USP - destacado como "Centro de Excelência no Atendimento" pela Universidade de São Paulo e como "referência mundial" pela Organização Mundial da Saúde.Em 1998, o "Centrinho" recebeu nova denominação, em vigor até hoje: Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - HRAC/USP, devido à ampliação do seu campo de atividade. Durante essas décadas, a instituição colecionou conquistas e beneficiou as pessoas que mais motivaram toda essa história: os seus pacientes.Hoje, o Hospital, formado por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, tem mais de 56 mil pacientes matriculados e presta atendimento a pessoas de todos os lugares do Brasil e Exterior.Também é reconhecido como centro de excelência dentro e fora do País. O hospital não trabalha só com o paciente, mas também com a familia, que necessita de alojamento, devido às distâncias e diversas cirurgias a que o paciente é submetido por vários anos. 



O atendimento e os pacientes

O Centrinho/USP reabilita portadores de fissuras labiopalatais e malformações craniofaciais, desde que congênitas, além de oferecer tratamento completo na área da audição e da visão subnormal, integrando-os à sociedade, sem distinção de raça, cor, sexo, religião ou de classe social.


Na área das anomalias craniofaciais, destacam-se no tratamento os implantes ósseointegrados intra e extra-orais. Na área de deficiência auditiva há programas que visam prevenir, educar, reabilitar e habilitar por meio de adaptações e atividades terapêuticas, com destaque para os programas de implante ou apoio ao implante, entre eles o implante coclear multicanal ("ouvido biônico") - prótese de alta tecnologia.
A instituição se diferencia de muitas outras pelo seu caráter interdisciplinar e por sua filosofia de atendimento humanizado e tratamento integral - tudo via SUS (Sistema Único de Saúde).

O hospital oferece atendimento também a familia do paciente a partir da: 
Profis: mais um benefício
A Profis - Sociedade de Promoção Social do Fissurado Lábio-Palatal – é uma assistência a mais ao paciente que se trata no Centrinho/USP, no entanto, ela não tem vínculo algum com o Hospital.
O paciente que pode colaborar paga uma taxa mensal e o que não pode, recebe os benefícios da mesma forma. A Sociedade possui um refeitório e alojamentos feminino e masculino. Paciente e acompanhante podem utilizar, também, a sala de descanso, o berçário e o guarda-volumes.
Em reconhecimento à atuação desempenhada desde 1975, a Profis recebeu o prêmio Bem Eficiente 2002, concedido às 50 entidades beneficentes de melhor desempenho no terceiro setor. O prêmio foi outorgado pela Kanitz & Associados. A sede da Profis funciona de segunda a segunda, 24 horas por dia.
Entidades se unem por uma causa comumA Sociedade de Promoção Social do Fissurado Lábio-Palatal - Profis é uma entidade de direito privado com fins filantrópicos, destinada a prestar assistência a pacientes em tratamento no Centrinho/USP.

Criada em 1/9/1975, por iniciativa de um grupo de profissionais do Centrinho/USP, a Profis oferece uma série de benefícios aos pacientes e seus familiares.

Entre os serviços, destacam-se assistência social, nutricional, sala de descanso e berçário, com direito a café da manhã, higienização pessoal e guarda-volumes 24h/dia. A Profis concede, enfim, benefícios que facilitam a estada do paciente em Bauru - cidade, muitas vezes, estranha para o paciente e seu acompanhante.

Para aqueles que são comprovadamente carentes, a Profis oferece, sem custos, alimentação, alojamento e até medicamentos durante o período de tratamento no Centrinho/USP. Informações sobre transporte (ônibus, avião, trem), hotéis e pensões também são fornecidas pela equipe da Profis. Os motoristas de ambulâncias e carros oficiais que trazem pacientes a Bauru têm à disposição um alojamento de descanso.




Estas informações estão no site do hospital, postei-as em meu blog a fim de
propagar o trabalho lindo que se faz no
"Centrinho"



0 comentários: