Se eu pudesse nascer de novo, nasceria na Noruega, porque...




A Noruega é uma estreita e comprida faixa de terra, onde o mar penetra e desenha uma infinidade de fiordes, arquipélagos e ilhotas, num perfil costeiro único no mundo. Esse fenômeno da natureza aumenta em muito o contato da terra norueguesa com o oceano.
Toda a vida na Noruega depende do perfeito equilíbrio entre o homem e a natureza. O interior é muito frio: uma cadeia de montanhas, os montes Escandinavos, atravessa o país em todo o seu comprimento.
O clima da faixa litorânea e dos fiordes é temperado e agradável, amenizado pela Corrente do Golfo do México, vinda do Oceano Atlântico, que traz águas mornas para a costa norueguesa. Por isso, os noruegueses preferiram viver ao longo de seu recortado litoral e aprenderam a aproveitar ao máximo os recursos do mar, desenvolvendo a indústria da pesca, que é uma das principais atividades econômicas do país.
Os principais produtos exportados são: petróleo bruto, gás, barcos, metais, produtos químicos, maquinaria, peixe, ligas metálicas, papel e transportes marítimos.


Os fiordes penetram por toda a Noruega e formam um cenário de muita beleza. Estes profundos golfos, que começaram a ser formados na era glacial, são antigas depressões escavadas nas montanhas pelas grandes geleiras e posteriormente invadidas pelo mar. O fiorde de Geiranger é um dos mais belos do mundo, e penetra quase 20 km entre montanhas de mais de 1,5 mil metros de altura. É possível passear de barco em todo o seu trajeto e ver as cascatas batizadas de Sete Irmãs, que descem pelas montanhas. Um espetáculo da natureza maravilhoso, que atrai turistas de todo o mundo.
fiorde
Uma das únicas regiões do mundo onde se pode ver o "sol da meia-noite", devido à sua proximidade com o Pólo Norte, a Noruega - cujo nome significa "caminho do norte" - é o local onde os primitivos habitantes do sul achavam que o mundo acabava. Até o fim do século IX a Noruega não era mais que uma vaga referência geográfica. Este quadro se modificou inteiramente quando do período de expansão marítima dos povos nórdicos que se estendeu até fins do século XI e ficou conhecido como época viking.(...)


Vigeland Park.

Oslo é uma cidade com intensa vida cultural, onde existem 53 museus. É conhecida como a cidade dos grandes parques e seus habitantes demonstram muito orgulho desta fama.
O mais visitado é o Vigeland Park (foto), um verdadeiro museu ao ar livre com 32 hectares de superfície, onde se encontram mais de 150 grupos de esculturas em bronze, ferro e granito inteiramente criadas, a partir de 1924, pelo famoso artista Gustav Vigeland.
São figuras humanas em todas as idades e de inspiração erótica que formam um hino à vida; no centro do parque ergue-se um monolito de dezessete metros de altura onde se misturam 121 figuras sem formas muito definidas.


Cerca de 4,5 milhões de pessoas povoam a Noruega (Oslo tem aproximadamente 480 mil). A previdência estatal se preocupa com cada indivíduo durante toda a sua vida. As famílias que têm filhos recebem apoio financeiro e o ensino nas escolas oficiais é gratuito, bem como o tratamento nos hospitais. Todos os cidadãos têm garantida uma pensão mínima.
Uma família norueguesa típica consiste dos pais e dois filhos. No entanto há muitas famílias sem filhos e muitas pessoas solteiras. As casas são, na sua maioria, construídas em madeira. Muitos noruegueses têm casas de férias na costa ou na montanha e muitos dos que vivem perto do mar possuem barcos de recreio. Há um automóvel para cada 2,6 habitantes.
Os noruegueses de uma maneira geral apreciam muito a vida ao ar livre. Todos têm direito às terras não cultivadas sem necessitarem pedir autorização ao proprietário para acampar ou colher frutos silvestres para seu próprio consumo. Existe no país uma vida de clube muito ativa e variada. Os noruegueses também são grandes leitores: vende-se por ano na Noruega 40 milhões de livros - quase 10 por habitante.
A cultura norueguesa também é identificada na dramaturgia com Henrik Ibsen (1828-1906), e na música com Edvard Grieg (1843-1907), compositor que criou harmonias e sons de música folclórica norueguesa, de quem podemos ouvir a sequência midi de "Anitra Dance".
Na pintura seu expoente maior é Edvard Munch (1863-1944), um dos pioneiros do expressionismo, que com sua técnica arrojada e com um colorido muito especial pintou a angústia e a solidão que podem assolar o homem, mas também a alegria e o amor, a vida e a morte. Ao lado pode-se ver uma reprodução de O grito, sua obra-prima expressionista, de 1893, uma imagem densa e dramática da angústia moderna.
A Noruega é um país que encanta seus visitantes pela originalidade de sua natureza, pela cultura e nobreza de sua gente e pelo nível de desenvolvimento político-social, um dos mais altos do mundo.(...)
Ilustração de André Brito. VikingOs legendários vikings
Os Vikings se tornaram famosos por serem guerreiros e aventureiros corajosos e ambiciosos. Até o final do século VIII, a Escandinávia era uma região praticamente ignorada pela Europa. De repente, em 780, os Vikings se deslocaram da Noruega, Dinamarca e Suécia e começaram a saltear a Europa cristã, devastando cidades e campos. "Da fúria dos nórdicos, livrai-nos Senhor" ! (dizem que assim rezavam os monges saxões quando os vikings pagãos invadiam seus tranquilos mosteiros).
O exército Viking era formado de guerreiros profissionais: treinavam para combates ferozes e estavam melhor equipados com espadas, escudos, machados e arcos. Além disso, eram exímios navegadores e com seus barcos sólidos se aventuravam para o alto mar. Quando chegavam à terra, saqueavam imediatamente as aldeias para obter cavalos, gado e cereais.


Ilustração de André Brito. Barco viking
Escultura em madeira da época  vikingOs Vikings navegavam nos aperfeiçoados e belos drakkars - os compridos barcos a vela e a remo esculpidos na madeira. Foram os primeiros na Europa do Norte a construí-los com velas. Com isto ganhavam enorme vantagem sobre as embarcações de outras nações, movidas a remos. E navegando cada vez mais distante, tomaram grande parte da Suécia e da Escócia, a ilha de Man, as ilhas Hébridas, a Islândia, a Groenlândia e outros territórios russos, suecos e finlandeses e construíram um respeitável povoado na região do fiorde de Oslo. Acabaram por unificar a Noruega, reinando sobre ela durante anos.Ilustração de André Brito. BacavikiOs Vikings eram também experts na fabricação de objetos de de uso diário, armas e jóias. Grande parte da arte do tempo dos Vikings foi gravada ou esculpida em madeiras, decoradas com complexos desenhos entrelaçados de animais (foto).
Eles prestavam cultos a muitos deuses. Odin, Thor e Frey eram mais cultuados. O martelo do deus Thor, o mais venerado, era como um berloque que usavam para atrair a boa sorte.
No período viking a Noruega conheceu um desenvolvimento notável: a agricultura, o comércio e a construção de barcos foram as atividades mais importantes. Tudo o que se sabe sobre o passado desse país está baseado em lendas, nas famosas sagas que descrevem as aventuras marítimas dos temíveis guerreiros bárbaros







         




0 comentários: