Cidades interioranas do Estado de São Paulo - Duartina

Publicarei alguns posts com algumas informações que acho interessante sobre a cidade de Duartina, pois mesmo morando próximo, não temos consciência histórica das cidades que nos avizinham. Escolhida por afinidade, Duartina é uma cidade pequena, porém agradável e aconchegante. É uma das cidades que surgiram devido a passagem da Estrada de Ferro Paulista, especificamente o tronco oeste da ferrovia, que chegava até o rio Paraná. Hoje daquele tempo só resta a lembrança da luta dos fundadores e colonizadores, pois a ferrovia foi desativada em 2001. Destaca-se como um município agrícola e pecuarista, mas também esta ultimamente desenvolvendo o setor turístico, desde 2006 com o Circuito Turístico Caminhos do Centro Oeste Paulista, órgão criado pela CIESP, congregando vários municípios com identificação cultural, com especifidades para o turismo histórico e o rural. Em finais de ano Duartina recebe crianças e jovens em férias pelo projeto "Descobrindo o interior", em que a cidade, através da prefeitura municipal, hospeda os participantes e promove atividades variadas o dia todo. Isso faz com que o município ganhe destaque no turismo e seja divulgado por estas crianças nos locais em que as mesmas moram.
Atualmente, o maior ponto turístico de Duartina vem sendo o Ecoparque Ciro Simão. Aqui, uma área ecológica, as pessoas dedicam parte de seu tempo para o convívio direto com a natureza, ao esporte, e é claro ao lazer. Pista de aeromodelismo, motocross fazem parte deste projeto de investimento turístico. Andar por Duartina apreciamos uma paisagem tranquilizante, bucólica e revigorante, longe da poluição sonora e ambiental dos grandes centros. Sentir o cheiro do campo, é a melhor sensação que vivenciamos em Duartina.  A cidade conta com o Espaço Crescer, um projeto que educa jovens de 7 a 17 anos, oferecendo aulas de violino, artesanato, flauta, esportes, entre muito outros cursos oferecidos gratuitamente. O Espaço crescer também atua na alfabetização de adultos, aulas de informática e cursos profissionalizantes. Algumas fotos ilustram bem a beleza e encanto do lugar: 

                         Pista de aeromodelismo


Pista de motocross

                                        Ecoparque


Fotos de Gerson Luiz dos Santos, Fotos tiradas no dia 05/08/2011, no Eco Parque Ciro Simão

entre 08:00h e 08:20h - temperatura interna 5ºC - externa entre 0ºC e -1º










1 comentários:

  • Anônimo | 23 de março de 2012 às 00:42

    Duartina, saudades de ti, campos de gabiroba,águas límpidas do rio serrote onde me banhava aos domingos,a sua margem direita o velho matadouro e mais adiante a roda d'água que movia o moinho onde buscava o fubá.Saudades dos meus colegas e professores do Grupo Escolar Cel. Teodoro Lopes Pedroso,av.São Paulo parte ainda descalça, terra santa, Santa Luzia!