Por que estudar história - vestuário feminino


O historiador Caio César Boschi escreveu um livro onde revela ao leitor que a História não está apenas nos livros didáticos ou nos filmes, mas também nos sons das ruas, nos objetos que nos cercam; enfim, no cotidiano. As pessoas não percebem a importância desta ciência em sua vida... Lembrando que ela é formada por nossa própria vida! Postarei aqui algumas imagens que dizem tudo sobre a importância de se estudar história e entender por que é tão necessária em nossa vida a reflexão dos acontecimentos que se cristalizam em história através das lentes do historiador e de como as coisas mais simples nos dão identidade histórica. 

A história nos dá respostas ao por quê, ao como, ao quem, ao qual, ao onde! 






O Tempo da história representado pela ampulheta nos mostra a passagem do tempo relógio, material, concreto. Mas a história se ocupa do tempo que não percebemos modificar, transformar,  permanecer! Tomemos como exemplo o vestuario feminino


                                                          
    Século XVIII


SÉCULO XIX





 1910 a 1920




Pernas à mostra!


Década de 70


Década de 80




Década de 90


2011

Observamos que o corpo, os tecidos, as cores, os cortes, os acessórios, os comprimentos, a praticidade, modificaram e muito com o passar do tempo, porque não são apenas mudanças físicas, mas principalmente de pensamento...do século XVIII até hoje, a mulher entrou no mercado de trabalho, sua vestimenta acompanhou esta liberação, exigindo roupas mais adequadas e descomplicadas para a funcionalidade do trabalho. Mas também nos revelam que a mulher ja não esconde seu corpo e,  inclusive usa-o ou deixa-se usar pela industria da moda, pois com a liberação no mercado de trabalho, liberou-se também o pensamento feminino e social!












0 comentários: