Você recebe assédio moral?

Nem todos conhecem este termo: Assédio Moral. Vamos ver então o que significa. 

Assédio moral ou violência moral no trabalho não é um fenômeno novo. Pode-se dizer que ele é tão antigo quanto o trabalho.

A novidade reside na intensificação, gravidade, amplitude e banalização do fenômeno e na abordagem que tenta estabelecer o nexo-causal com a organização do trabalho e tratá-lo como não inerente ao trabalho. A reflexão e o debate sobre o tema são recentes no Brasil, tendo ganhado força após a divulgação da pesquisa brasileira realizada por Dra. Margarida Barreto. Tema da sua dissertação de Mestrado em Psicologia Social, foi defendida em 22 de maio de 2000 na PUC/ SP, sob o título "Uma jornada de humilhações". Nesta conceituação do site www. assediomoral.org. Quando o funcionário é exposto ao ridículo por não cumprir metas; quando o chefe  ou patrão  persegue o funcionário, quando o funcionário sofre pressão psicológica para a empresa conseguir resultados, são alguns exemplos. Acredito que até nós, funcionários publicos estamos passando pelo crivo do assédio em relaçao a bonificação por resultados anual. A Unidade que não atinge metas estabelecidas, e muitas das não não dependem especificamente dele, mas da escola num todo, é sentenciado com um bônus de valor ínfimo, como ocorreu este e a ano passado na rede estadual de ensino do Estado de São Paulo. Recebi este ano o valor absurdo de R$ 24,53. segue abaixo a cópia da folha de pagamento:

Demonstrativo de Pagamento

Nome
ZILDA PALLONI SOMENSE 








Líquido a Receber
24,53
Alteração de Exercício/ Cargo em Comissão
 
Legenda da Natureza (Nat.) 
N = Normal        D = Devolução     E = Estorno
A = Atrasado      R = Reposição


Estou retirando alguns dados a fim de manter preservados dados particulares e da instituição a que pertenço.


No ano de 2011 recebi este valor, e este ano de 2012...nada recebi! quando você pensa que a coisa está ruim, cuidado ela pode piorar....
Como fica complicado lutar contra o sistema, você acaba se calando diante do assédio moral!

0 comentários: