Como estava o mundo quando você nasceu?

Fiquei pensando como o mundo estava quando eu nasci. Como será que se vestiam? Como andava a economia do país, já que era período militar! Será que havia preconceito? Quais os brinquedos? O que se bebia? Como era a escola, sua mobilia, professores, merenda...Bateu uma curiosidade...Então me pus a pesquisar. Olha o que eu encontrei aqui na net e fiquei saudosa de muita coisa. Vai lá:
As mulheres vestiam-se elegantemente, com roupas como esta,em que Yves Saint-Laurent criou em 1965 com base nos quadros de Piet Mondrian! e olha os sapatos retrô, estão na moda ainda hoje!



Renault Rambler, carro lançado justamente no ano que nasci. Este é um carro nascido de negócios conjuntos com a Renault e a marca de um automóvel da CKD Motors americana (o clássico Rambler), portanto as fusões não são negociações atuais!












Este um Ford Mustang Luxury 1965, imagino que nem todos podiam tê-lo!O esportivo da Ford é um sucesso em vendas, ele é o musclecar mais vendido no mercado americano, a frente de seus eternos arquirivais, Chevrolet Camaro e Dodge Challenger. Confira uma olhada completa em todas as versões do Ford Mustang 2011 …

Atualmente o Ford Mustang é vendido em três versões, Mustang V6, Mustang GT e Shelby GT 500, todas vendidas com duas opções de carroceria: coupé e cabriolet.




Foi o ano do enterro de Winston Churchill, o primeiro ministro britânico democrata, ao contrário de seu contemporâneo Stalin. Ele era também um grande escritor e historiador, mas não tinha nenhum conhecimento ou interesse em história social ou econômica, e ele sempre via a história como essencialmente político e militar, impulsionada pelos grandes homens e não por forças econômicas ou de mudança social. Isto é lógico! Portando sua visão histórica era esvaziada do poder do povo, movimentando a história, por isso o apoio às ditaduras na América Latina, governo que proibia a participação política social!





O Palmeiras(meu time),vestiu a camisa Amarela do Brasil em um amistoso contra a Seleção do Uruguai no dia 07 de setembro de 1965 e venceu por 3 a 0 (gols de Germano, Rinaldo e Tupãzinho).





Gente, estou horrorizada, olha esta foto de formatura do Normal, antigo magistério) as meninas todas com saias, super curtas, uniformizadas, e hoje não se aceita saias assim nas escolas!








Esta propaganda feminista da wolks....sabiam muito bem como vender um carro atingindo seu público alvo: mulheres modernas de "além lar", porém mães zelosas e que combinam o trabalho e as tarefas do lar!





O Omo era dono absoluto do mercado, as multinacionais como a atual Unilever,  invadiam nosso país!
Na década de 60 surgiram as Caravanas e as demonstradoras Omo. As primeiras corriam o país para explicar como se poderia lavar toda a roupa com Omo (somente a roupa mais delicada era lavada com Omo) e as segundas visitavam as consumidoras e esclareciam as suas dúvidas em relação à lavagem da roupa.
A estratégia predominante era promover a utilização optimizada do produto, já que se tratava de um produto novo, tinha que haver preocupação pedagógica na disponibilização de informação.



Eu cresci ouvindo a faixa mais 
tocada deste álbum: "Quero que tudo vá pro inferno"! Quem não conhece? 




"Só tenho você no meu pensamento

E a sua ausência é todo meu tormento
Eu quero que você me aqueça neste inverno,
E que tudo mais vá pro Inferno" 



A barbie já existia, Barbara Millicent Roberts, a boneca  Barbie, é um popular brinquedo infantil, cuja criação data de 9 de março de 1959. O brinquedo é produzido pela Mattel. Aqui cabelos channel.










A musica "História de um homem mau"  e "Não quero ver você triste" fazem parte deste álbum, quanto ouví-las em minha infância...Não me lembro se na capa real era assim,  mas que o Roberto nesta imagem está parecendo o Hulk ou Shrek, está!



Vendo essa imagem, acabo de crer que não havia muitas indústrias nacionais no Brasil: Zenit (Russa) e a eterna coca-cola!
















Esta música de Chico é fantástica, é uma crítica à rotina do trabalhador explorado pelo capital (Pedro Pedreiro), na década de 60,  mas que sonha ter um mundo melhor, como todos nós!
Segue o link de uma análise completa da música.  
"O termo Penseiro foi invenção do Chico. No último verso busca imitar o som de um trem com palavras, o que caracteriza Onomatopéia. Na época obteve algum sucesso com o efeito. Não contente voltou a tentar em Roda Viva, mas só veio a conseguir com a ajuda da maestria de Edu Lobo em Na Carreira, onde se vê uma nítida base extraída dos arranjos que os músicos de Walt Disney deram ao trem do desenho “Dumbo”.    Esta composição foi fundamental ao estilo adotado por Chico na denúncia das diferenças sociais, entre a classe à qual o Francisco pertencia e a dos nordestinos chegando, cada vez em maiores quantidades, nas estações Roosevelt e Luz, da malha ferroviária de São Paulo.Àquele povo todo, migrante para São Paulo desde o término da construção de Brasília, não restava muita possibilidade profissional senão a da construção civil, já que a cidade de São Paulo, não se contentando com a qualidade de Grande Metrópole, sonhava com a possibilidade de tornar-se a Megalópole que a caracteriza até hoje.Retratista social por essência, Chico nunca deixaria de observar a essa violenta “Mutação Dirigida” da grande, mas ainda simpática, cidade que o acolhera e permitira o crescimento pessoal e nas artes. É bom perceber que o Pedro Pedreiro nada mais foi do que uma evolução poético-filosófica da sofrível composição Marcha Para um Dia de Sol, aonde ensaiou os primeiros protestos pelo desnível das classes. Esse sempre foi o maior protesto dele, os resultados das diferenças sociais observadas. Até aqui, tanto na composição Tem Mais Samba quanto em Sonho de Um Carnaval, Chico ainda acreditava na transformação do Virtual em Real. Suponho até que Pedro Pedreiro tenha sido um reflexo da sua “Espera” por dias melhores para os necessitados. Transplantou para o Pedro a sua agonia pela infrutífera Espera e resolveu sair do Sonho, ou do Virtual adolescente, para cair na Realidade Adulta e denunciar a todas as desilusões decorrentes. Antes de ser obrigado a se engajar no socialismo, convém lembrar que, em finais dos anos 50, fazia parte do grupo Transmontanos, ou Ultramontanos, conhecidos como jovens ramificações do movimento Tradição, Família e Propriedade; que dentre outras coisas, se voltava com maior carinho às classes sociais mais carentes; e posteriormente se transformaram em Lion´s e Rotary Club. Com o decorrer dos anos ele localizou as causas dessa sua insatisfação social, mas pouco pode falar, só resmungar, quando muito. Regime Militar, Censura e demais “formas pequenas” de tentativa de domínio sempre lhe foram meros divertimentos.Pedro Pedreiro fez parte do manuscrito a exemplo de Olê-Olá."
http://mpbsapiens.com/pedro-pedreiro-analise-poetica/




Este era um dos mais vistos em minha infância...o fusca azul, ah se este fusca falasse...rs rs!







Meu Deus! Taiguara...voz inigualável e letras inteligentes, como "Universo no teu corpo "!



Que maravilha: a "pimentinha" Elis Regina e a sua " Arrastão, vencedora do 1º Festival de MPB!!!!









Quem não se lembra destes dois: "Santa reminiscência, Batman", Batman e Robin! Eu assistia toda tarde a guerra contra o crime que estes dois enfrentavam!









Será que é por isso que eu sempre quis ser professora??? Barbie Professora! Observe o detalhe do óculos e o globo terrestre!





Esta franja e olhos ainda estão na moda hoje! Aqui, a italiana Claudia Cardinale na revista "Artistas de Cinema"! Linda!












Conheço quase todos os filmes de Mazzaropi, inclusive vi-o pessoalmente (ele foi em minha cidade e desfilou em cima de uma camioneta: ficava acenando para todos que vibramos com esta visita)!









Os Beatles no ano de 1965 já estavam consolidados como Pop-Stars. Neste disco Rubber Soul, O álbum que daria abertura a 'nova fase' dos Beatles, com um título no minimo esquisito - 'Rubber Soul' = 'Alma de Borracha' ( um trocadilho como o nome 'Beatles' ( Beat + Beatles ), Rubber Soul seria uma referência tanto à soul music como 'rubber sole' - sola de borracha ). Todas fizeram muito sucesso, mas Norwegian Wood e Michelle, tocaram meu coração!














As enchentes não são de agora!!! Aqui em 1965 o Rio Taquari, em Estrela no Rio Grande do Sul enfrentou grande enchente!





Essa propaganda saiu nas revistas 4 dias antes de meu nascimento (20/03/1965) e é da antiga Lambretta, interessante a pergunta feita aos leitores da mesma: Moço rico ou remediado? É, nesta época já havia o feroz capital nos levando ao consumismo e já existiam marias gasolina!!!




Olha a disciplina, característica da época militar!!!







Este era o verdadeiro quadro negro mesmo!!!
Hoje possuímos a lousa digital!
Acompanhe reportagem no link abaixo:












Bom pessoal, fica aqui o retrato da época em que nasci e analisando as imagens, posso garantir que vivíamos uma era de alienação frente a invasão das indústrias multinacionais no Brasil. Observa-se disciplina na escola: um retrato da disciplina social exigida pelo governo!
O consumismo atual tem seu germen nesta época em que os militares nos governavam de maneira  ditatorial para salvaguardar o capitalismo no Brasil. Na verdade, acabavamos sendo engolidos pelo constante processo de globalização! E você, já analisou a época que você nasceu? Tente e verá que é muito legal e te dá raiz, identidade histórica!

 




3 comentários: