A história da pizza!!




Se existe um prato que minha família adora e que sei fazer muito bem, é a pizza! Sabemos no Brasil a aceitação da pizza é quase unânime. é lógico que os italianos vem á nossa   mente de imediato quando lembramos na bela pizza! Mas pouco se sabe sobre sua origem! E nem como ela se modificou e acabou se tornando a pizza que hoje conhecemos: massa fina, molho de tomate, queijo derretido, recheio e uma pitada de orégano por cima. De acordo com a história a massa surgiu há mais de 6 mil anos e era apenas uma massa fina,  conhecida como “pão de Abraão”, sendo consumida por hebreus e egípcios! Podemos afirmar que se parecia com o pão sírio atual, era também chamada de “piscea”, daí o nome pizza.


Somente depois de milhares de anos, os italianos modificaram o modo de fazer, acrescentando tomate, sendo consumida como um sanduíche. No século XIX, um padeiro napolitano que servia o rei Umberto I e a rainha Margherita, para agradar os reis, resolveu acrescentar à massa mussarela, tomate e manjericão, que reproduziam as cores da bandeira italiana. Batizando a pizza de Margherita em homenagem a rainha. 
Os puristas napolitanos consideram que na verdade só existem dois tipos de pizza, a “Marinara” (tomate, orégano, alho, azeite extra-virgem e manjericão) e a “Margherita” (tomate, manjericão e mussarela). Existe inclusive uma associação da “Verdadeira pizza napolitana”, que além de só reconhecer os dois tipos, ainda tem regras rígidas para sua confecção:
Regras para se fazer a verdadeira Pizza:
- Forno a lenha, coberto, a 485 graus Celsius por não mais de 60 a 90 segundos.
- Massa batida à mão. Nada de rolos.
- A pizza não pode exceder 35 cm em diâmetro, nem ter mais de um terço de centímetro de espessura no meio.
- Alguns vão mais além, somente utilizando tomates tipo “San Marzano”, colhidos no sopé do Monte Vesúvio, e derramando o azeite apenas no sentido horário.
Nápoles tornou-se então, famosa pelas suas pizzas, inclusive em obras literárias como a de Alexandre Dumas. Inclusive a primeira pizzaria da história chamou-se PORT’ALBA. 

Mas lembremos que em outras regiões, surgiram novas inovações na pizza, com a adição de novos ingredientes: como alho, alicce, e etc.
Daí para o resto do mundo! E no Brasil, tornou-se prato habitual, já que recebemos muitas colônias de italianos a partir de 1860, dentre as quais, minha querida família Palloni Somense









Posto aqui, este comercial do Guaraná Antártica, que mostra a delícia que é a combinação do Guaraná Antárctica com a Pizza. Acredito que este seja um dos melhores e mais apetitosos e também para que percebam o quanto aprendemos fazer uma deliciosa pizza e de como a receita incorporou-se ao nosso hábito alimentar! 









1 comentários: