Hoje é domingo, mês de abril, mas de onde vem esses nomes?



Pois é, desde quando existe a denominação dos dias da semana? Quem os criou? Foram criados todos de uma só vez? Por quais ou quais povos? É o que veremos neste post! Para quem imagina seus nomes relacionados apenas com a religião Cristã, se engana! O primeiro dia da semana vem com a idéia de início, começo, Nascimento, por isso dedicado ao sol, que com sua luz nos remete ao início de um novo tempo, que se inicia no domingo. Neste dia, os romanos faziam suas comemorações, oferendas e homenagens às suas divindades.  No século II, Justino, criador da escola cristã de Roma, chamou este dia de Dies Dominica (Dia do Senhor). O segundo dia ligado a fluidez das transformações, talvez por isso a Lua fosse à homenageada nesse segundo dia. Ela seria o oposto do nascer do sol, uma constatação de que outros dias se seguirão com determinadas transformações realizadas neles. As deusas  Diana e Perséfone eram as deusas mais cultuadas neste dia. A terça era dedicada ao deus da Guerra, Marte, pois Roma era uma sociedade voltada para a guerra, era um grande centro a adoração à divindade militar. A quarta conferia tanto a comerciantes quanto a ladrões, pois Mercúrio, era o protetor das transações comerciais, e a devoção a este deus garantia o sucesso das mesmas. Já o quinto dia da semana foi dedicado à Júpiter, pai de todos os deuses, que tinha o poder de mudar os ventos, realizar tempestades e trovões.  E segundo esta adoração a deuses poderosos, a sexta ficou dedicada a adoração da deusa mais importante no sentimento do ser humano, Vênus:  o amor. Sábado é o ultimo dia e por isso ficou dedicado ao criador dessa mesma instancia da vida: Chronos, o pai do tempo! Os dias da semana têm seus nomes na língua portuguesa devido à liturgia católica e por iniciativa de Martinho de Dume, que denominava os dias da semana da Páscoa com dias santos em que não se deveria trabalhar, originando os nomes litúrgicos:
Prima Feria => Domingo 
Feria Secunda => Segunda-feira 
Feria Tertia => Terça-feira 
Feria Quarta => Quarta-feira 
Feria Quinta => Quinta-feira 
Feria Sexta => Sexta-feira 
Sabbatum => Sábado
Observe que o Sábado (Sabbatum em Latim) foi originado do hebreu shabbat, de conotação evidentemente religiosa. O imperador Flávio Constatino (280-337 d.C.) mudou o nome de Prima Feria para Dies Dominica, após sua conversão ao cristianismo. A expressão "feira" tem origem em "féria" que indica a remuneração pelo dia de trabalho. Ainda hoje no Brasil, "féria" é o dinheiro recebido por um comerciante pelas vendas efetuadas naquele dia. Em bom e antigo português a “féria” está relacionada com o dia de trabalho.
Assim como os dias da semana, baseado na cultura romana, nosso calendário anual esta baseado também nesta cultura, ele é baseado no ciclo lunar e tinha 304 dias divididos em meses – seis com 30 dias e quatro com 31. Naquela época a semana tinha oito dias.  Rômulo nomeou os quatro primeiros meses, que são: Martius, aprilis, maius, junius e os meses seguintes simplesmente contados em latim: quintilis, sextilis, septembre, octobre, novembre e decembre. Mas como o calendário não estava alinhado as estações do ano, que duram cerca de 91 dias cada uma, por volta de 700 a.C, Numa, sucessor de Rômulo, decidiu criar mais dois meses: Janus e februarius. Embora as estações estejam ligadas ciclo solar, o novo calendário continuou seguir o ciclo lunar, mas passou a ter 354 dias ( seis meses de 30 dias e seis de 29.  Júlio César, por volta de 46 a.C, alterou o calendário , mudando o mês der quintilius para Julius, homenageando assim o imperador. Dessa forma, o calendário passou a orientar-se pelo ciclo solar, com 365 dias e 6 horas.  Mais tarde o mês sextilius, passou a ser chamado de Augustus, em homenagem a Augusto e não poderia ter menos dias que Julius – de Julio César – então, februarius passou a ter 28 dias para que Augustus, pudesse ter o mesmo numero de dias de Julius! Agora deixo para vocês o significado dos nomes dos meses:
Janeiro: O nome provém do latim Ianuarius, décimo - primeiro mês do calendário de Numa Pompílio, o qual era uma homenagem a Jano, deus da mitologia romana.
Fevereiro:  nome fevereiro vem do latim februarius, inspirado em Februus, deus da morte e da purificação na mitologia etrusca.
Março: O seu nome deriva do deus romano Marte
Abril:  O seu nome deriva do Latim Aprilis, que significa abrir, numa referência à germinação das culturas. Outra hipótese sugere que Abril seja derivado de Aprus, o nome etrusco de Vénus, deusa do amor e da paixão.
Maio: O seu nome é derivado da deusa romana Bona Dea da fertilidade. Outras versões apontam que a origem se deve à deusa grega Maya, mãe de Hermes.
Junho:  O seu nome é derivado da deusa romana Juno, mulher do deus Júpiter.
Julho: Julho deve o seu nome ao imperador romano Júlio César, sendo antes chamado Quintilis em latim, dado que era o quinto mês do Calendário Romano, que começava em Março. Também recebeu esse nome por ser o mês em que César nasceu.
Agosto: É assim chamado por decreto em honra do imperador César Augusto, antes agosto era denominado Sextilis ou Sextil, visto que era o sexto mês no calendário de Rômulo/Rômulo (calendário romano).
Setembro: Deve o seu nome à palavra latina septem (sete), dado que era o sétimo mês do Calendário Romano, que começava em Março. Na Grécia Antiga, Setembro chamava-se Boedromion.

0 comentários: