Ler é poder!

É isso mesmo! Ler é poder, a História sempre nos mostrou, desde o surgimento da Escrita, povos tem sido submetidos à força do conhecimento, além da melhor tecnologia. Não é por acaso que os Escribas se tornaram uma classe social influente na Antiguidade e que o Clero europeu dominou as consciências durante a Idade Média, pois eram os únicos a ter contato com a sabedoria e o novo pensamento de outros povos, como gregos romanos, eu me deparei com o projeto da imagem acima esta manhã,  e me pus a pensar sobre a importância de se ler o mundo e conhecer e de quanto um projeto deste tipo é válido, num país onde a leitura tem sido cada vez mais sendo eliminada da vida da juventude devido ao avanço tecnológico. O livro passou a ser quase um objeto de museu. O jovem cada vez lê menos, e em outros posts eu já alertei sobre a importância da leitura. Então é gratificante ver uma iniciativa desta, como a do ator Lázaro Ramos,  ver que ainda há pessoas que podem com sua influência,  promover uma mudança, ainda que seja uma gota de água neste oceano de analfabetismo, porque com já dizia Berthold Brecht: 
O pior analfabeto

É o analfabeto político,
Ele não ouve, não fala,
nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida,
o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.
O analfabeto político
é tão burro que se orgulha
e estufa o peito dizendo
que odeia a política.
Não sabe o imbecil que,
da sua ignorância política
nasce a prostituta, o menor abandonado,
e o pior de todos os bandidos,
que é o político vigarista,
pilantra, corrupto e o lacaio
das empresas nacionais e multinacionais.


Então pessoal, a leitura é esta chave para o conhecimento,  necessária para abrir nossa mente e nos colocar a par das coisas que acontecem no mundo e nos fazem agentes e não meros expectadores! Finalizarei com o pensamento atribuído a Alexander Graham Bell: 

"O que este poder é eu não posso dizer: tudo o que sei é que ele existe e fica disponível apenas quando uma pessoa está naquele estado mental em que sabe exatamente aquilo que quer e está totalmente determinada a não desistir até o encontrar."
"Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele te conduz somente a onde outros já foram"


0 comentários: