Bordeline e Quatro Estações

Tem se falado muito em bordeline, um transtorno de personalidade, que afeta muitos sem que eles saibam e até os que convivem com eles. Os transtornos de personalidade afetam todas as áreas de influência da personalidade de um indivíduo, o modo como ele vê o mundo, a maneira como expressa as emoções, o comportamento social. Possuem um padrão de relacionamento emocional intenso, porém confuso e desorganizado. A instabilidade das emoções é o traço marcante deste transtorno, que se apresenta por flutuações rápidas e variações no estado de humor de um momento para outro sem justificativa real. Estas pessoas não possuem claramente uma identidade de si mesmos, com um projeto de vida ou uma escala de valores duradoura, até mesmo quanto à própria sexualidade. A instabilidade é muito intensa que em dados momentos rejeita a si mesmo, por isso a insatisfação pessoal é constante. Muitas vezes é perturbado por períodos de raiva, pânico ou desespero e, raramente, é aliviado por períodos de bem-estar ou satisfação.Ora alegre, ora triste, ora raivoso, ora tranquilo, isto tudo em variações de minutos, às vezes um comentário sobre algo simples, como: "você deixou seu copo no quarto", ou " você não está indo bem na faculdade", desencadeia uma série de sentimentos, como e de ser incapaz, e numa pessoa borderline provoca o turbilhão de ações desastrosas citadas acima. Utilizarei o concerto Vivaldi  "Quatro estações",  para  definir um bordeline. Esta primeira é "Primavera", pois as vezes a pessoa está  alegre, festiva, de bem com a vida e num border isso tudo é muito intenso.





Porém,  um pequeno revés torna-a pessimista e uma tristeza profunda invade seu coração e  repentinamente ela se isola...Sua mente entra num  "inverno", experimentando sentimentos de auto piedade e medo de abandono: uma necessidade constante, agoniante de nunca se sentirem sozinhas, rejeitadas e sem apoio. Isto pode culminar em tentativa de suicídio ou mutilação para amenizar as dores  na alma.








Para as pessoas que não possuem este transtorno a adaptação às mudanças é tranquila  perante os revezes, mas num bordeline a situação fica mais preocupante, facilmente entediados, podem estar constantemente a procurar algo para fazer, e podem ficar  dias isolados, sem acreditar em uma saída. Nesta fase a pessoa fica estagnada, num verdadeiro  outono da alma. Um forte sentimento persistente de vazio e tédio.






Lentamente a pessoa vai despertando para a vida e aprendendo na dor, mas este processo é lento e doloroso, e muitas vezes a pessoa pensa estar só, mesmo com uma multidão ao seu lado. Principalmente se ela estiver consciente do seu problema e buscar ajuda profissional.O concerto de "Verão", mostra através do movimento dos sons, essa dificuldade para sair da dor.



2 comentários: