Um pouco sobre Monet e sua arte!

1840 - 1862
Em 1840 nasceu em Paris, Claude Oscar Monet. Era visto como um aluno indisciplinado.Fazia caricatras de seus professores. Quando conheceu o pintor Boudin,  Monet aprendeu também a pintar ao ar livre, foi  para Paris a fim de estudar pintura, matriculando-se na Académie Suisse. Prestou o Serviço Militar na África do Norte e voltou a Paris para estudar, desta vez no estúdio Gleyre, onde conheceu Bazille, Renoir e Sisley, com quem formou o grupo dos Impressionistas. Mais tarde conheceu  Manet, Degas, e Morisot. O escritor Zola conhecia o grupo e apoiava-os. Da primeira exposição do grupo participaram também Boudin, Pissaro e Cézanne entre outros. A terceira mostra do grupo contou com a presença de Gauginm. Em Paris  conheceu Camille Doncieux e passaram a morar juntos. As pressões familiares e as dificuldades foram tantas que o casal acabou se separando. Em 1867 Camille dá à luz o primeiro filho do casal: Jean. No ano seguinte, vivendo em condição de miséria, Monet tenta o suicídio. Apesar das dificuldades, se reencontra com Camille se reencontram e casam. 

Com a Guerra Franco-Prussiana Monet refugia-se na Inglaterra para não ter que se alistar. Em Londres, pinta a série do Parlamento. Em 1874 Monet e amigos realizam uma exposição que marca o início do movimento impressionista. Inclusive não é bem recebido, os quadros são ridicularizados. A crítica chamou o grupo de Impressionistas. Uma ironia em relação a um quadro de Monet chamado Impressão: o Sol se levanta. Com isso queriam dizer que os quadros não passavam de uma primeira impressão, um rascunho. Não conseguindo vender seus quadros, Monet e sua família vivem na pobreza. Promovem uma venda pública de seus quadros no Hotel Drouot, sem muito sucesso. Em 1878 nasce Michel, o segundo filho, Monet e sua família mudam-se para Vétheuil juntamente com Alice. Inicia-se as primeiras críticas favoráveis ao movimento impressionista. Os anos de pobreza  arrasaram a saúde de Camille que ao contrair tuberculose faleceu em 1879. No entanto seu prestígio continuava crescendo e no ano seguinte Durand-Ruel realizou uma exposição dos impressionistas com sucesso, em Nova York. Monet começa a prosperar depois de ter vivido anos de extrema pobreza. Em 1883 aluga uma casa em Giverny. Em 1887 expõe novamente em Nova York. Em 1890  comprou a casa e em 1891 Monet conclui Os Montes de Feno e a série de paisagens do rio Epte. Em 1892 Monet e Alice casam-se. Uma de suas atividades preferidas seria cuidar do jardim, são contratados seis jardineiros para ajudá-lo nesse trabalho. É 1893 compra também um terreno vizinho onde Monet constrói o jardim aquático, que se tornou sua grande fonte de inspiração nos anos seguintes. Em 1894 conclui a série da Catedral de Rouen e durante o verão de 1896-97 pinta paisagens do Rio Sena, retomando um tema do início de sua carreira. A partir de 1907 tem problemas com a visão. Com a evolução da doença suas telas tornam-se quase abstratas


Em 1911 morre Alice e três anos mais tarde Jean, seu primeiro filho. Tem início a Primeira Grande Guerra. Em sua casa em Giverny Monet dedica-se exclusivamente à pintura. Seu tema preferido passa a ser o seu jardim. Com a construção de um estúdio em 1916 ele começa a pintar as Ninféias. Com o fim da guerra, em 1918, Monet doa as telas ao governo francês. Estes quadros são expostos num espaço construído especialmente para eles no Museu de Orangeries, em Paris. Em 1923 Monet está quase cego, é operado da catarata e passa a usar óculos. Em 5 de Dezembro de 1926 morre , em Giverny. 





























Visite o site
http://www.artcyclopedia.com/artists/monet_claude.html para aprofundamento de pesquisa!


2 comentários: