Cidadania nas pequenas coisas: é possível!


Este domingo li uma reportagem no JC de Bauru, jornal local e postarei aqui na íntegra para que vocês percebam o exemplo de cidadania que o senhor Osmar está nos dando:

Inspirado nos jardins europeus, aposentado leva encanto à viela
As mãos trêmulas, o peso da idade, o calor forte, o trabalho quase solitário. Não houve nada que fizesse o engenheiro aposentado Osmar Antônio Godoy, 67 anos, desistir de seu intento. Em seis meses de trabalho árduo e quase ininterrupto, ele transformou uma viela próxima de sua casa, que estava completamente abandonada, em uma paisagem digna de cartões postais.

Mesmo contando com ajuda de um número reduzido de pessoas, sua persistência devolveu cor e vida à passagem de aproximadamente 100 metros, utilizada por moradores do Novo Jardim Pagani para se deslocarem a pé entre as ruas Maestro Oscar Mendes e Luiz Bonetti. Conforme explica Godoy, as vielas são comuns no bairro – 18, ao todo – porque grande parte das quadras é bem mais extensa do que a média.

“As vielas existem para que os pedestres não precisem dar voltas e voltas nos quarteirões. São vias públicas, mas estão todas muito mal cuidadas. É triste de ver”, observa. E foi a indignação com o acúmulo de lixo e entulho jogado pelos próprios moradores que motivou o aposentado a remodelar o espaço, que até então contava apenas um caminho estreito de concreto e mato alto em ambos os lados.

Inspirado nos jardins europeus, mas com a devida cota de brasilidade, Godoy plantou mais de 40 espécies de flores e plantas ornamentais, que foram protegidas por garrafas pet coloridas fincadas na terra em movimento de ziguezague. Nas paredes, artistas de grafitagem deixaram um belo registro, incluindo uma placa desenhada em homenagem à “iniciativa, amor, suor e dedicação” do aposentado bauruense, que mora há 32 anos no Jardim Pagani, onde criou dois filhos junto da mulher Zoraide.

“Foi a forma que eu encontrei para fazer com que as pessoas deixassem de jogar lixo, porque um lugar bem cuidado é sempre mais respeitado. Minha intenção, agora, é que este trabalho inspire outros moradores a fazer o mesmo”, comenta.

Segundo Godoy, do próprio bolso, ele gastou cerca de R$ 4 mil com o projeto. Mas contou também com a parceria do Lions Club do Jardim Bela Vista, que pagou a arte em grafite, e de uma empresa de terraplanagem que recolheu três caminhões de lixo e entulho na primeira fase da reforma. Já a grama do jardim foi cedida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e, a capinagem, efetuada por equipes da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb).

“Mas fui eu que pintei o chão, idealizei os canteiros, comprei e plantei cada muda. E mantenho tudo sozinho até hoje, só com doação de água de um vizinho. As pessoas vem elogiar, dizem que virou uma obra de arte. Mas, em vez de as me darem parabéns, preferiria que me dessem uma muda”, comenta, destacando que espera poder contar com contribuições para conseguir manter a viela sempre bonita.

Da parte dele, disposição é o que não falta. Sempre ativo e com a cabeça ocupada para evitar o avanço do Mal de Parkinson, todo dia Godoy acorda as 5h da manhã e, pouco mais de 30 minutos depois, já está regando e podando as plantas, retirando eventuais ervas daninhas e flores que sucumbiram ao forte calor do verão bauruense. Tanto empenho, inclusive, foi reconhecido oficialmente na manhã de ontem, quando o prefeito Rodrigo Agostinho e autoridades foram até o local para inaugurar o resultado do trabalho de quem realmente quer e sabe fazer a diferença.                                                                      

                                                                                                                                 Tisa Moraes

 Caso queiram acompanhar a reportagem completa,   acessem link: http://www.jcdigital.com.br/flip/Edicoes/14921%3D20-02-2011/05.PDF

E ao ler a reportagem, enviei uma nota ao jornal parabenizando o Sr Osmar, o que foi publicado hoje 21/02/2011!!! Leiam: 

Sr. Osmar: exemplo de cidadania PARA TODOS
Gostaria de parabenizar o sr. Osmar Antonio Godoy pelo trabalho de cidadania realizado. Acompanhei ontem, dia 20/02/1011, neste jornal, uma reportagem sobre a vida que ele deu a uma viela no Jardim Pagani. Com a ajuda de poucos órgãos e entidades, conseguiu dar vida à viela. Estamos precisando de muitos “Osmares” em Bauru, pois é pela falta de cidadãos deste calibre que o Brasil e o mundo estão assim, sem vida e destruídos. É tão simples cuidarmos de nosso quintal, mas cuidar do quintal que não nos diz respeito já fica difícil. E que desprendimento deste senhor que, aos 67 anos, tem essa disposição! Ele é um aposentado, mas conheço muitos que ficam a tarde toda na Praça Rui Barbosa ou em casa não ocupando a mente e se entregando à velhice. E nós mesmos, que ainda atuamos na vida profissional, quando temos nosso tempo de lazer, nos acovardamos em nosso sofá, computador ou nos shoppings da vida, jamais pensamos em realizar uma atividade filantrópica deste tipo. Utilizarei seu exemplo, senhor Osmar, quando ensinar a história de nossa cidade ao meu aluno, a fim de que ele perceba que cidadania e preservação do ambiente se faz com pequenas ações e não apenas as grandes.


Zilda Palloni Somense


Posto aqui as imagens acerca da inauguração da viela após meses de árduo trabalho do Sr. Osmar: 









































Imagens do blog " Novo Jardim Pagani, Bauru-SP e do  site
D' Incao,  Instituto de Ensino. 


























0 comentários: