O homem constrói muros. Muros para se isolar do outro, seu desconhecido. Por que tantas grades, muros, prisões? Defendemos o que? Medo do que? Temos medo do bicho homem...pois o sistema que vivemos - o capetalista - termo usado pelo sociólogo italiano Domênico De Masi, para explicar o circulo de funcionamento explorativo da força de trabalho do homem e da natureza na sede de obter lucros e acumulação de capitais.
Para ilustrar meu pensamento apresento a vocês um documentário muito interessante, chamado Do Outro lado da sua casa, feito por Renato Barbieri, Paulo Morelli e Marcelo Machado, 1985, São Paulo. O vídeo ressalta a vida de moradores de rua, humanos que ja não se acham humanos. Ao dar-lhes voz, os autores desvendam como é viver neste submundo. Fica então, uma reflexão: como podemos hoje, século XXI, reverter essa exclusão, própria deste sistema que ao mesmo tempo que exclui, produz desenvolvimento tecnológico e cientifico, fazendo avançar o desenvolvimento humano, mas na verdade é aproveitado por poucos, restando uma grande parte da sociedade excluidos do circuito econômico, se tornando verdadeiros Marginais!
iriagotti | 30 de agosto de 2011 às 23:35
Infelizmente é isso mesmo! Temos medo uns dos outros...mas dá para nâo sentir medo? Hoje em dia, nâo dá mais.Bjs Zilda...amei seu blog
Iria Gotti